04/09/2008

Aula 2 - dia 15/09/2008



Iniciando o Percurso
Bom Dia!!
Estamos convidando vocês a viajarem juntos pelo Mundo o Squeak, para tanto vocês terão que enfrentar alguns desafios para chegarem ao destino da nossa viajem.

Desafio 1
1 - Elaborem um desenho, utilizando a barra de ferramentas “Paint Box” .
Tempo deste passeio: 5 minutos.
Aproveitem e insiram vários objetos para conhecer este “Point”.
Salvem seu trabalho, seguido de “teste nome1 e nome2”.
Fechem o Squeak.
Abram novamente e carreguem o mesmo trabalho.
2- Modifiquem o desenho anterior.
Tiveram problemas com o desafio? Leiam as instruções abaixo.
3- Não tiveram problemas? Então verifiquem se as informações listadas abaixo conferem com as suas descobertas.

Como salvar seu trabalho

Sempre que vocês desejarem gravar o seu trabalho é necessário seguir os passos ao lado:
1 - Inicialmente vocês devem abrir o menu PROJETO e selecionar o comando CRIAR UM PROJETO NOVO (pois somente assim vocês conseguiram salvar o seu trabalho na pasta criada especialmente para os alunos da turma)
2 – Elaborem o seu projeto
3- Guardem seu projeto selecionando o comando abaixo:


4 – Assim, aparecerá uma janela na qual vocês devem nomear o arquivo com o seguinte nome: nome1 e nome2 (devem ser os primeiros nomes da dupla), clicar em OK.
5 – Abrirá uma outra janela na qual contém algumas pastas. Vocês devem clicar com o mouse no ícone que se encontra a esquerda da palavra PLUGIN , após abrir a “árvore” das pastas vocês deverem selecionar a pasta da sua TURMA.



Continuando nossa viagem pelo Mundo do Squeak!

Vamos programar nosso objeto?

Carreguem o desenho que fizeram anteriomente.
1 - Cliquem com o botão direito do mouse sobre o desenho
2 - Escolham a opção SELECIONAR, ou cliquem nas teclas de atalho ALT + clique do mouse.
Estes são os manipuladores do nosso objeto: explorem suas funções, descubram o que cada uma delas faz.

Imagem retirada do endereço: http://etoysbrasil.org/recursos/download/livros/ideias_poderosas.pdf

Desafio 2

Tempo: 10 minutos
1 – Dar um nome ao objeto (desenho).
2 – Movimentar seu desenho utilizando as funções do visualizador do objetos.
Conseguiram movimentar o objeto desenhado? Tiveram dificuldades?



Utilizem os passos abaixo para movimentar seu objeto:

No visualizador do objeto vocês encontrarão as propriedades do desenho, com elas vocês poderão programar o objeto para fazer movimentos. Temos várias categorias organizadas, utilizaremos a categoria básico:

As caxias de valores x e y, mostram as coordenadas no plano cartesiano. Para utilizá-las vocês devem arrastá-las para a área de trabalho, conforme abaixo:

As caixas de comandos com são caixas de ação, clicando no ponto de exclamação, vocês disparam a ação uma vez, clicando mais vezes teremos passo-a-passo.
Agora arrastem para o "mundo" (área de trabalho), a caixa de ação "desenho avança".

Logo após arraste "desenho roda" e coloque abaixo do desenho avança, dentro do guião1.
Cliquem no relógio e observem!

Atenção viajantes! Utilizem a lixeira (reciclagem) sempre que necessitarem, mas não esqueçam de arrastá-la para o "mundo".



Vamos utilizar os botões de ação para excutar nosso programa. Encontrem os botões no catálogo de objetos e arrastem para o mundo.

Vamos utilizar nosso objeto como lápis para fazermos figuras geométricas?

Acessem o visualizador do objeto e encontrem a categoria "usa lápis". Arrastem para o mundo a caixa "desenho lápis para baixo" e alterem a opção para VERDADEIRO.

Utilizem os botões de ação para executar.

Nenhum comentário: