ATENÇÃO VIAJANTES!!
Faltam 400 minutos para completarmos nossa viagem pelo Mundo do Squeak. Iremos cronometrar a viagem, para conseguirmos chegar ao final do nosso percurso.
Nosso amigo Squeak necessita de sua ajuda para viajar pelo Mundo, portanto busque a bússola desta viagem, através do plano cartesiano.
Os pontos (0,0) na tela são pontos de referência das coordenadas cartesianas. Para compreender vamos conhecer está bússola, fazendo alguns desafios:
Nosso amigo Squeak necessita de sua ajuda para viajar pelo Mundo, portanto busque a bússola desta viagem, através do plano cartesiano.
Os pontos (0,0) na tela são pontos de referência das coordenadas cartesianas. Para compreender vamos conhecer está bússola, fazendo alguns desafios:
Desafio 3
Tempo de execução: 10 minutos
I – Etapa: Após terem ouvido explicação dos orientadores da viagem, ou seja:
● construir a imagem de um carro pequeno
● utilizar o visualizador descrito na viagem do dia 15/09/2008, desafio 2
● arrastar as barras de ferramentas denominadas coordenadas “x” e “y”, como descrito na viagem do dia 15/09/2008, desafio 2
● colocar o valor 0 para o valor de x e para o valor de y
II Etapa - Tempo de execução: 10 minutos
O carro está posicionado no ponto (0,0)? Então realizem o desafio colocando os pares de números com o primeiro valor do parenteses para “x” e o segundo valor para “y”, nos pares ordenados abaixo:
1 - (100, 50), (250, 50), (450,50), (550,50), (650,50) - em que direção está se movimentando o objeto?
2 – (50,100), (50,250), (50,450), (50,550),(50,650) – em que direção está se movimentando o objeto?
Nas duas atividades realizadas, o que elas diferem entre si? Descrevam no Diário de Bordo.
2 – (50,100), (50,250), (50,450), (50,550),(50,650) – em que direção está se movimentando o objeto?
Nas duas atividades realizadas, o que elas diferem entre si? Descrevam no Diário de Bordo.
Desafio 4
Tempo de execução: 10 minutos
Durante a viagem, nosso amigo Squeak gastou muitas energias e está faminto, ajudem-no a encontrar seu alimento preferido. Cheguem até o queijo, sem cair na lagoa, pois ele não gosta de banho e com muito cuidado para que os gatos não o comam (é só ficção).
Para tanto vocês não devem usar seu amigo “mouse”, devem dar as coordenadas (caminho a ser seguido) como se estivem jogando batalha naval, portanto preencham o valores que ele deve percorrer em x e y contornando os obstáculos.
Para esta caça ao tesouro(queijo) você deverá escrever as coordenadas no seu Diário de Bordo.
Vocês encontrarão a atividade para fazer na pasta "Turmas", com o nome: Desafio 4, acessem o Squeak e carreguem o desafio.
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